Montag, April 11, 2005

APITO DOURADO

Se a sujeira que o Apito Dourado destapa se confirmar, fica provado o fechar de olhos que se vivia na arbitragem.
Um criminoso num bairro é preocupante, mas pior é um bairro que protege os criminosos. Há décadas que ouvimos: Árbitros trafulhas? Não, não acredito. Ora se não é de exigir que árbitros acusem colegas, porque para isso se pedem provas, também não se devia cobrir os que não mereciam.
Um processo com 14800 folhas, 368 testemunhas, 198 arguidos, é preocupante mas mais preocupante é correr o risco dos portadores do guião começarem a desaparecer pelo caminho “perdidos” nos labirintos das decisões contraditórias da nossa “famosa”justiça.
Impressiona e faz temer o pior ou seja que as coisas se arrastem até ás……… águas de bacalhau.
Enquanto as instituições Federação Portuguesa de Futebol, Liga, Conselho de Disciplina, Conselho de Arbitragem, Comissão Paritária etc.. se mantiverem, nestes moldes caducos, dados ao erro e as conjecturas conspirativas mais diversas, grassará numa penumbra apocalipta.
Mas seja qual for a evolução do processo, estamos perante um grave descalabro das consciências e uma seria ameaça ao futebol em Portugal.
Os suspeitos não prenunciados, raramente conquistam na avaliação das provas o galardão da inocência, porque o que fica é isso mesmo, a insuficiência da prova, ou até mesmo a simples dúvida, que na enciclopédia jurídica opera a favor do réu.
Mas 198 arguidos, espelham desde logo, uma rede ilicitudes, de proporções tentaculares cujo, agentes manobrariam a seu talente.
Beneficiando do tráfico de influencias, interesses em que as instituições dão sinais de se prostituir. È preciso resgatar o futebol da lepra que o corrói, tomando a arbitragem como instrumento.
À medida que a investigação foi avançando, diminuíram os “erros” suspeitos e principalmente foram desaparecendo os erros sempre a favor dos mesmos. Basta ver a classificação!
Quem revela tanta incapacidade, ou desiste ou descansa, dando o lugar a quem consuma a missão dignamente.

Que assim seja……………………..

1 Kommentar:

Jorge hat gesagt…

Tudo como dantes em Abrantes.