Dienstag, Juni 07, 2005

O DÉFICE

O problema do défice excessivo é sem dúvida grave e tem que ser resolvido a prazo relativamente curto.
É um dado adquirido que não merece discussão, o governo já decretou medidas possivelmente outras virão ainda e se se pode pôr em causa alguma delas a verdade é que é preciso actuar com firmeza e coragem.
Coloca-se no entanto, uma questão que não pode ser desprezada, em Portugal a pobreza envergonhada é bem visível, atinge níveis elevados e milhares de pessoas verão a sua vida tornar-se ainda mais desprezada, com os aumentos dos preços dos bens essenciais que aí vêem.
Muitas delas ficarão por certo no limiar da sobrevivência ou mesmo abaixo dele, o que é inaceitável.
Quer dizer que é imperioso que as situações mais aflitivas sejam devidamente identificadas e apoiadas de modo a que a dignidade humana possa sempre ser preservada e não se multipliquem em casos de miséria latente insustentável que envergonharia o país.
O aumento de receitas e o corte de despesas, indispensáveis para combater o défice não pode deixar de atingir transversalmente a sociedade, mas não é admissível que sejam cegos e agridam irremediavelmente pessoas e famílias já demasiadamente debilitadas.
E isso nenhum governo deve esquecer seja a que pretexto for.

3 Kommentare:

Jorge hat gesagt…

Infelizmente é assim. Parece uma maldição que se abate sempre sobre os mais necessitados e assim não pode continuar.
è tempo que vozes temperadas numa solidariedade transparente continuem a dizer bem alto e com coragem o que pensam, como no caso presente o sociedade o faz com tanta clarividência.
Tenho esperança que dos poucos, num amanhã, que desejo próximo, sejamos muitos a levantar o nosso sentido e responsável protesto de direito que nos assiste contra a incompetência,o compadrio e a total impunidade daqueles que deveriam, como primeira intenção salvaguardar os interesses dos que mais necessitam e aos quais nem um ténue fio de voz de protesto se lhe consegue ouvir.

Carlos de Matos hat gesagt…

...como diria o Tio:

"tá certo" !!!

Xi

Jorge hat gesagt…

Meu caro Abílio.
Obrigado pelas suas prontas notícias.
Ontem dia do Brasil-Alemanha, eu e a Glorinha estivemos a ver no Lizarran e o meu amigo foi muito lembrado.
Afinal os seus anfitriões lá foram à vida, mesmo com o árbotro a dar uma ajudinha!
Um abraço.