Sonntag, Juni 26, 2005

CARCAVELOARRASTÃO

A história mostra, que nem só na fuga os criminosos andam á frente da polícia. O combata ao crime, raramente antecipa o passo seguinte.
Mesmo quando este, é tão previsível como o “arrastão”.
Ministros, comandantes, chefes, subchefes e os agentes (que esses arriscam a vida nas ruas) estão todos ilibados – viram.
Os ladroes criminosos também.
Os primeiros não preveniram.
Os segundos aproveitaram.
Um comerciante da praia, disse desconhecer a nacionalidade dos assaltantes do “arrastão” porque não os ouvira falar.
Sem margem de erro, eu digo-lhes: são portugueses.
Daquela idade, entre os 12 e os 20 anos não são turistas de passagem, e o tom de pele escuro, também não são holigans.
É gente nascida em Portugal, que vive em Portugal.
E não vale a pena fugir á questão, que ela não é como a caspa que se sacode. A minha indignação a par de esse acto é o facto de uma INCOMPETENTE JORNALISTA, que no calor dos acontecimentos, interrogou um agente da PSP, sobre a agressão policial a uma cidadã “inocente.” (vendo de barato que tenha sido assim).
Naquele momento era irrelevante, como informação.
Mas não é irrelevante, que temos jornalistas incompetentes.
São produtos do ensino obtuso.
Salivam povlovianamente, o que a sociologia barata lhes ensinou: os polícias são sempre maus.
O fechar de olhos do comerciante, e obtusidade da jornalista, (incompetente) são sintomas da cegueira nacional.

2 Kommentare:

Rui Teixeira hat gesagt…

Sem deixar de concordar em tese, com a tua versão dos acontecimentos pois também eu, acho que era previsível, também eu, acho que a nacionalidade dos agressores é sem sombra de duvida portuguesa, também eu, concordo que a necessidade de fazer de tudo noticia é uma das principais premissas do "bom" jornalismo actual, mas tu melhor do que ninguém devias saber que não se pode tomar toda uma comunidade por alguns actos menos razoáveis praticados por elementos que hipoteticamente lhes pertencem.
Assim como não se deve meter todos os Policiais no mesmo saco, de certeza que há bons e maus, não se devem bater indiscriminadamente só porque existe convergência na cor de alguns veraneantes e assaltantes.
Não digo que foi isto que aconteceu, contudo em conversas com alguns polícias que conheço, ouvi estupefacto coisas do género: "se eu lá estivesse levavam os pretos todos, queria lá saber quem eram os culpados, é preto é para levar na tromba". Perante isto que devo eu concluir? Que todos os policias são assim?

Vai dando noticias, que o pessoal não se esquece.

Carlos de Matos hat gesagt…

concordo declaradamente com o Rui Teixeira!

Xi