Mittwoch, Juni 29, 2011

O Novo Governo

O novo Governo suscita interrogações e duvidas quanto à capacidade política de alguns ministros de perfil mais e menos técnico. É um risco que, quem sabe, até se poderá revelar uma boa aposta.

O Executivo liderado por Passos Coelho apresenta, à partida, trunfos importantes. Se, por um lado, há ali falta de experiência governativa de alguns, a começar pelo próprio primeiro-ministro, é por outro lado positiva a juventude dos ministros e a vontade de fazer diferente num país demasiado apegado a rotinas conservadoras.

É também promissora a intenção, sobretudo da parte do PSD, de não alimentar clientelas partidárias. Não será por acaso que temos quatro ministros independentes em pastas de peso.

Ainda mais importante, parece existir vontade de não ceder às corporações e aos “lobbies”, incluindo os empresariais, que têm dominado o Estado português.

Precisamos de um Governo forte, que zele de facto pelo bem comum, em vez de servir interesses particulares ou de grupo. Para isso será precisa muita coragem política. Mas, sem essa coragem, o novo governo deixaria de fazer sentido.

Keine Kommentare: